26 junho 2012

Alunos do 3º ano realizam momento literário

Na última sexta-feira, 22 de junho, os alunos das turmas de 3º ano da EEEP Adriano Nobre compartilharam as vivências experimentadas nas aulas de literatura com toda a escola.
          Sob o tema “Modernismo: do heroísmo à consolidação”, os estudantes abordaram os autores e obras que foram mais significativos para eles durante as aulas de literatura.
           As apresentações foram iniciadas com uma brilhante interpretação do poema “Ode ao Burguês” de Mário de Andrade pela aluna Bruna do 5º semestre de enfermagem. Ela surpreendeu a todos e conseguiu passar toda a inquietação dos escritores da fase heróica.
         A turma do 5º semestre de Turismo ficou responsável pela apresentação do evento. Também participou ao recitar a poesia “No meio do caminho tinha uma pedra” de Carlos Drummond de Andrade e algumas poesias de Cecília Meireles.
          A turma do 5º semestre de Informática apresentou fragmentos de três romances Modernistas “Dona Flor e seus dois maridos” e “Gabriela” do escritor Jorge Amado e “O Quinze” da escritora cearense Rachel de Queiroz. Os estudantes fizeram uma apresentação dramática ao interpretar "O Quinze" e cômica ao abordar as obras de Jorge Amado, o mais interessante foi que, no decorrer das apresentações, interagiram com o público, deixando algumas perguntas para despertar nos colegas a curiosidade para lerem os livros.
            A turma de enfermagem apresentou um coral com a música “Aquarela” de Vinícius de Moraes, um dos maiores compositores brasileiros.
Embora o evento tenha sido proporcionado pelas turmas de 3º ano, contou com a colaboração da aluna Diolena do 3º semestre de Enfermagem que coreografou a canção “Garota de Ipanema” ao som do aluno Lucas do 1º semestre de comércio.
O evento foi incentivado pela professora de Língua Portuguesa Jordana Gomes, que encerrou as apresentações com o “Soneto de fidelidade” de Vinícius de Moraes. A educadora é uma grande colaboradora de atividades que envolvem a literatura, pois acredita que essa arte tem um grande poder para transformar a juventude.
















22 junho 2012

Multimeios trabalha a importância da leitura nas turmas de 1ºano

A E.E.E.P. ADRIANO NOBRE vem através do Centro de Multimeios e em parceria com os projetos desenvolvidos pela escola, trabalhar a importância da leitura abordando o livro O pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry .

O projeto desenvolvido pela Professora Marilene Magalhães, nas turmas de 1º ano visa desenvolver habilidades de raciocínio, transformar o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil, estimular a atenção, a concentração e a memória, estimular a expressão e a comunicação, incentivar à prática de virtudes e refletir sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo. Durante o trabalho foram utilizadas atividades de leitura, interpretação e exposição de trechos do livro.




 

Apostila Práticas Laboratoriais








Final da II Semana de Química

       
             A II Semana de Química da EEEP Adriano Nobre terminou hoje, 21 de junho, com uma disputa acirrada e muito aprendizado.
            O evento teve duração de três dias, a cada dia concorreu uma série de acordo uma temática relacionada ao conteúdo estudado durante o semestre. No dia 18, participaram as turmas de 1º ano e a temática da gincana foi “Tabela periódica”; no dia 19, foi a vez das turmas de 2º ano com a temática “Soluções; dia 21, as turmas de 3º ano com “Hidrocarbonetos”.
       Os conteúdos abordados já haviam sido trabalhados em sala de aula e a gincana foi uma oportunidade não apenas de revisitar esses conteúdos, mas também de avaliar a habilidade de os estudantes associarem o que foi estudado a situações reais.
         Também é importante ressaltar que foi promovida a interdisciplinaridade na medida em que algumas tarefas promoveram a produção de gêneros textuais e a análise de temas como a reciclagem.
           A escola parabeniza a todos os alunos, pois embora as turmas do 1º semestre de comércio, 3º semestre de Redes de Computadores e 5º semestre de Informática tenham obtido pontuação mais alta na competição, em relação ao aprendizado, foram todos campeões.
            Também destaca a participação efetiva das turmas. Percebeu-se que até os alunos mais tímidos participaram de alguma forma das tarefas, e ainda que os estudantes trabalharam muito bem em grupo.
           A II Semana de química foi idealizada e executada pelas professoras Samid Rocha e Lourdes Eufrásio, que veem o evento como algo muito significativo para a formação integral dos educandos, pois promove a aprendizagem de forma lúdica, além de possibilitar a competição saudável e a integração entre as turmas. Esperam um dia ampliar o evento para que outras escolas possam participar.
            Espera-se que possam acontecer muitas outras atividades como essa no ambiente escolar, pois a aprendizagem deve ser sempre de forma prazerosa.









           


           

21 junho 2012

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza consulta de vagas para o segundo semestre

As inscrições para o Sisu 2012 estão abertas desde o dia 18 de junho e encerrarão amanhã dia 22 de junho às 23h59. Através do Sistema de Seleção Unificada é possível entrar em uma instituição pública de ensino superior apenas com a nota do Enem sendo que a nota de redação não pode ser zero e serão as vagas para o segundo semestre de 2012.

O Sisu é um dos melhores sistemas gerenciado pelo Ministério da Educação onde as instituições públicas oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio.

Inscrições Sisu 2012 – Datas e Prazos

Cronograma

  • Período de inscrições: 18/06 a 22/06
  • Resultado da 1ª chamada: 25/06
  • Matrícula da 1ª chamada:29/06 e 02/07
  • Resultado da 2ª chamada: 06/07
  • Prazo para participar da Lista de Espera:06/07 a 12/07
  • Matrícula da 2ª chamada: 10/07 e 11/07
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data: 17/07

Documentos

Para se inscrever os candidatos precisam ter em mãos o número de inscrição do Enem 2011 e a senha e deverão acessar a página do Sisu clicando aqui.

Caso tenha perdido o número de inscrição e senha do Enem é só acessarem o site do Enem que é possível recuperar as informações necessárias. Assim que você se inscrever verifique os documentos necessários para a matrícula e providencie todos já que os prazos de matrícula não são extensos.

Se você quer fazer uma escola de nível superior saiba que não deve perder esta grande oportunidade já que serão 30.548 vagas em 949 cursos de 56 instituições, sendo que no ato da inscrição o candidato deverá escolher até duas opções entre as vagas disponíveis. Assim que as inscrições são encerradas o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados e4m cada curso de acordo com suas notas do Enem 2011.

É importante dizer que as inscrições do Sisu são gratuitas e para que vocês possam sanar todas as suas dúvidas devem acessar o site do Sisu que encontrarão todas as respostas.

Façam logo a sua inscrição porque são somente cinco dias!

DNA - Desafio Nacional Acadêmico

No último fim de semana dias 16 e 17 de junho a EEEP Adriano Nobre participou da edição do DNA 2012. O Desafio Nacional Acadêmico é um desafio de conhecimento. Este desafio é realizado por meio de um jogo virtual que levará as equipes a se confrontarem com diversos enigmas e desafios.

O Desafio virtual possui 4 tarefas extras surpresas, 110 desafios mais um enigma final. Os 110 desafios são divididos em 11 áreas de conhecimento, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa. A equipe que concluir o maior número de tarefas extras, solucionar o máximo de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido no Manual do Participante será a campeã.

O Desafio exigirá soluções inovadoras baseadas em múltiplas formas de pesquisa, incluindo o uso da Internet. Os participantes se deparam com enigmas complexos que utilizarão áudio, vídeo, fotos, jogos multimídias e também com seu maior inimigo o TEMPO!

As equipes com maior criatividade e capacidade de pesquisa terão maior facilidade na resolução dos desafios.

Sob a supervisão do professor de Física, Marcos Weyne, a equipe Jovem Cientista 3.3 que conta com os alunos Hérssem Loureto (3º A), Samuel Sales (3º A), Janiel Bastos (3º C), Antônio Tomaz (3º C), Alisson Silva (2º A), participam pela terceira vez desta competição, o DNA é uma fantástica oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.




20 junho 2012

Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudantes do ensino médio público, com idade entre 14 e 17 anos, podem concorrer a 27 vagas para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul. Os escolhidos, que vão representar as cinco regiões do país e a diversidade nacional, farão parte da primeira assembléia de jovens do Mercosul que acontecerá em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

Um desses estudantes poderá ser a aluna Joyce Xavier Pacheco, aluna do 3º semestre do curso de Enfermagem da EEEP Adriano Nobre. Sua redação foi selecionada para representar a 2ª CREDE na etapa estadual que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da qual saíram três representantes para a etapa nacional.

Para concorrer, os estudantes deveriam escrever uma redação a partir do tema gerador “O Ensino Médio que queremos”, na qual defendem o perfil do ensino médio esperados pelos jovens.

A EEEP Adriano Nobre reconhece o empenho da estudante e espera que a mesma passe pelas próximas etapas com êxito e possa representar o Brasil na assembléia de jovens do Mercosul.


18 junho 2012

Semana de Química - 1º dia

Nesta semana, nos dias 18, 19 e 21 de junho, está acontecendo na EEEP Adriano Nobre a II Semana de Química.
A Semana de química surgiu a partir da necessidade de se ter uma educação voltada para o cotidiano e a articulação de saberes gerados em grupo, bem como diferenciar as aulas de química.
A cada dia é realizada uma gincana educativa em que as séries concorrem, entre si. Os alunos podem mostrar seus conhecimentos por meio de paródias, quiz, monólogos, poema, coleta de material reciclado, entre outras atividades.
A sexta tarefa, que consiste em defender a importância da reciclagem mostrando dados estatísticos de nosso município e arrecadar maior número de embalagens de desinfetante, se destaca entre as outras, pois está relacionada a um dos grandes problemas do município que é o descarte de materiais que podem ser reciclados.
Hoje, dia 18 de junho, participaram as turma de 1º ano dos cursos de Redes de Computadores e Comércio, o desempenho dos alunos foi muito bom e venceu a turma de Comércio.
A continuação da Semana de Química nos próximos dias promete muito aprendizado e diversão para as turmas de 2º e 3º ano.














Amigo da Escola

Nossa escola conta com a dedicação e empenho do ex-aluno do curso de Turismo, Waldones, na construção de aprendizagem dos alunos.
Waldones realiza estudos dirigidos de matemática na turma de 1º semestre de Redes de Computadores todas as sextas-feiras.
A idéia de envolver ex-alunos nas aulas de matemática surgiu no planejamento de área, o intuito era nivelar os alunos e promover estudos preparatórios para o SPAECE.
      Segundo os professores de matemática, a participação do aluno tem sido de grande auxílio na aprendizagem dos educandos.



Caravana do PETI

A EEEP Adriano Nobre recebeu nesta segunda-feira, 18 de junho, a caravana do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A caravana, cujo tema é “Vamos acabar com o trabalho infantil em nosso município”, está visitando todas as escolas de Itapajé a fim de conscientizar crianças e jovens de que eles não devem trabalhar, mas estudar. 
Essa ação, que é dirigida pela coordenadora do PETI em Itapajé, a educadora Francisca Rocha, conta com a apresentação do grupo de tambores do projeto ABC, coordenado pelo educador Washington e declamação de poesia pelo educador Madson.
A apresentação encantou a todos da escola e certamente provocou muitas reflexões acerca do assunto.




Defesa do Consumidor

Na última sexta-feira, dia 15 de junho, a turma de Turismo, sob orientação da educadora Sheila, proporcionou à escola uma aula sobre os direitos do consumidor.
A atividade aconteceu no pátio da escola durante o intervalo do almoço, os alunos encenaram casos em que os direitos do consumidor são violados, como cobranças de forma abusiva e tratamento preconceituoso.
De forma divertida e dinâmica, os alunos conseguiram levar os colegas à reflexão acerca de situações reais de desrespeito ao consumidor e deram orientações de como agir ao sentir que teve algum direito violado.




 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;