26 setembro 2013

SIMULADO SEDUC ENEM 2013



Todos os alunos de 2º e 3º ano e EJA MÉDIO, das escolas da rede estadual, terão a oportunidade de testar seus conhecimentos para o ENEM 2013, através do SIMULADO  ENEM/SEDUC. Trata-se  de mais uma ação do projeto ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM,  realizado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará, como forma de preparar cada vez melhor os alunos da Rede para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O Simulado ENEM /SEDUC 2013 será realizado em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino Médio, nos próximos dias 07, 08 e 09 de outubro. Na ocasião, os alunos verificarão como está sua aprendizagem em duas (02) provas com noventa (90)  questões cada. As avaliações estão distribuídas em quatro (04) áreas do conhecimento: Ciências Humanas e da Natureza; Linguagens e Matemática. Além destas provas, no dia 04, os alunos exercitarão a Redação.

Os gabaritos das provas serão divulgados nos dias seguintes à realização das avaliações: 03 e 04 de outubro, através  do Portal Rumo à Universidade.

Para a Assessora do Gabinete da SEDUC/ Enem, Gilvana Linhares, o simulado nesse momento serve inclusive para reforçar em quais áreas os alunos precisam estudar mais antes do ENEM.

Provas:
Dia 07: Ciências Humanas e da Natureza
Gabarito: 03.10.2013

Dia 08: Linguagens e Matemática
Gabarito: 04.10.2013


Dia 09: Redação

Fonte: Site Rumo à Universidade

18 setembro 2013

IV Café Filosófico



Em comemoração ao Dia do Filósofo, 16 de setembro, a EEEP Adriano Nobre realizou o IV Café Filosófico. O evento constitui um momento para discutir sobre a tese de um autor renomado da Filosofia.


A temática sugerida pela professora Simone Forte para esse ano foi: “Maquiavel no século XXI”, e sob esse tema os educandos Anderson Gueiros, Gabriel Mesquita e Willian Mesquita expuseram as principais obras do filósofo italiano – “O Príncipe”, “A arte da Guerra”, “A lógica da força”. 



A cerimônia também contou com a presença da aluna Fátila Patrícia que discorreu sobre a biografia do autor, o ex-aluno Josué Soares que relatou o contexto histórico e o aluno João Vítor que apresentou o evento.


Foi um momento muito significativo de aprendizagem em que os alunos puderam expor suas opiniões, embasados na teoria do filósofo e aprofundar discussões acerca da existência humana, atingindo assim, o objetivo do projeto, que era mostrar a importância da filosofia no cotidiano do aluno e aguçar o senso crítico.

A EEEP Adriano Nobre reconhece o belíssimo trabalho desenvolvido pela professora Simone Forte que faz da disciplina de Filosofia uma matéria tão importante quanto as demais, isso faz com que os alunos se sintam estimulados a lerem obras tão complexas de cunho filosófico e se apaixonem pelos autores que as escrevem.












17 setembro 2013

17 de setembro – Dia da Compreensão Mundial

Hoje, 17 de setembro, é um dia bem especial, comemora-se o Dia da Compreensão Mundial.  

A EEEP Adriano Nobre festejou essa data com uma recepção matinal a todos os educadores e alunos.


Houve distribuição de abraços, músicas relacionadas ao tema, frases de reflexão e entrega de cartões.

O momento alegrou a manhã, serenou os corações e apaziguou os ânimos, revigorando os bons fluídos e contribuindo para a paz.

Os responsáveis por esta celebração foram o Grêmio estudantil, Geração da paz e Combate a violência que se articularam juntamente com a coordenadora do Protagonismo Leila Braga.








13 setembro 2013

ENEM SHOW


O ENEM SHOW é uma ação planejada pelos professores da área de Linguagens e Códigos que consiste em realizar apresentações de textos em forma de música, teatro , coreografia e em seguida analisar itens referentes a esses textos.

O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma estratégia mais dinâmica de leitura de texto para, dessa forma, motivá-los a ler e interpretar os textos com os quais se depararem em seu cotidiano.

O evento foi organizado pela área de Linguagens e Códigos e contou com a participação dos alunos que protagonizaram todas as apresentações.

Veja o roteiro;

- Apresentação do show – Professor Ricardo Carneiro;
- Abertura com Ginástica Laboral – Gabriel – aluno do 6º período do curso de Enfermagem;
- Interpretação das músicas:
“ES MENTIRA”, por Gabriel – aluno do 6ºperíodo do curso de Enfermagem;
“LAZY SONG”, pelo o quarteto Lucas, Wanderson, Hugo e Wagner – alunos do 4º período do Curso de Comércio;
“DON’T STOP DANCING”, por Helaine (6ºperíodo do curso de Enfermagem) e Ramon (4º período do Curso de Redes de Computadores)
“SEXED UP”, por Lucas (4ºperíodo do curso de Comércio) e Ramon (4º período do Curso de Redes de Computadores)
- Valsa – coreografada pelos alunos Kelsey (2º período do curso de Comércio) e  Taís (2º período do curso de Informática)
- Qual o significado de ARTE? – Explanada por Cínthia – aluna do 2º período de Informática;
- Peças:
 “O HOMEM TROCADO”, adaptação de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo” – encenada pelos alunos Flávio, Alisson, Alexandre e João Vítor – alunos do 6ºperíodo do curso de Enfermagem;
REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO” – encenada pelos alunos Jackson (4ºperíodo do curso de Redes de Computadores) e Kariene (4ºperíodo do curso de Comércio);
O USO DA INTERNET” – encenado pela Turma do 2º período de Contabilidade;
“CARLOS” – dramatizado pelo aluno Igor do 4ºperíodo do curso de Redes de Computadores

Após cada apresentação os educadores, por disciplina, explicavam as competências de cada questão.

O momento foi muito divertido, e o sucesso foi alcançado na medida em que foi oportunizado aos estudantes o prazer de aprender brincando.











Seminário Professor Diretor de Turma: Gestão na sala de aula


Professor Diretor de Turma: Gestão na sala de aula foi o tema do Seminário que aconteceu nesta terça-feira, dia 10, das 8 às 17 horas, na Unipace/Assembleia Legislativa. O objetivo foi mostrar o funcionamento da ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), desde 2008 e os resultados alcançados até agora.

O seminário foi o resultado de um requerimento feito pela Seduc, pelo deputado Professor Teodoro e a Associação por uma Educação e Cultura de Qualidade para Todos (Pecqto) à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Durante o evento, educadores, pais e alunos das escolas estaduais e municipais falaram sobre suas experiências, a partir da implantação do projeto, em mesas redondas.

A educadora Maria Socorro Braga Silva, da EEEP Adriano Nobre, representando os diretores de turma estaduais, relatou sua experiência no projeto na mesa redonda 2, cuja moderadora foi a professora Lucidalva Pereira Bacelar, Coordenadora da COPEM.
A EEEP Adriano Nobre agradece as coordenadoras do Projeto Professor Diretor de Turma da CREDE 02 - Janice, Valdirene e Michelle, pelo convite e pelo apoio a todas as ações desenvolvidas pelos professores diretores de turma.





09 setembro 2013

Desafio 7 de Setembro



Objetivando a reflexão sobre o processo de Independência do Brasil o professor de História, Mateus Pinheiro, propôs aos alunos de todas as séries da EEEP Adriano Nobre o Desafio 7 de Setembro.

A atividade foi composta por três tarefas que tiveram a função de apresentar uma releitura por meio de textos e imagens do quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo. 

O envolvimento dos alunos e o exercício da criatividade foram notáveis. Na quarta-feira, 05/09, as tarefas foram entregues por cada turma e passaram a compor uma exposição, permitindo a toda a escola a reflexão sobre esse importante evento da história nacional através da perspectiva dos estudantes.

03 setembro 2013

I SEMINÁRIO PROTAGONISMO E ESCOLA


No dia 02 de setembro às 19:00h, no auditório da EEEP Adriano Nobre, aconteceu o I seminário Protagonismo e Escola.

O momento contou com a presença dos alunos que fazem parte dos grupos: Geração da Paz, SPE, Grêmio Estudantil, Ação de Combate a Dengue, Ação de combate a Violência e Líderes de Sala.

O tema principal foi o Protagonismo com Educação para a Participação, que foi trabalhado pela Coordenadora do Protagonismo Leila Maria Braga

Os grupos foram apresentados uns aos outros, convidados a elaborarem o seu plano de ação para o mês de Setembro e o termo de compromisso do aluno protagonista.

Ao final todos os alunos fizeram a avaliação do evento, o qual, na opinião dos participantes, foi dinâmico, proveitoso e caloroso.

O seminário foi encerrado com o compromisso do reencontro no dia 03 de outubro de 2013, onde será tratado o tema Voluntariado: uma forma de protagonismo juvenil.








 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;