25 fevereiro 2014

Finalização do projeto “UM LIVRO PRECISA DE VOCÊ” – Mês de Fevereiro

Após as sete apresentações (uma de cada sala) de 4ª feira, dia 19 de fevereiro, selecionamos a apresentação do livro mais interessante, de maior impacto social, que foi “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco e, 6ª feira, 21 de fevereiro de 2014 realizamos um trabalho relacionado a este livro.

O livro "Estrelas Tortas" fala da história de Marcela, uma adolescente que sofreu um acidente de trânsito e ficou paraplégica. O livro, além de nos contar a história de Marcela, nos mostra as reações de todas as pessoas de seu convívio. Esse livro é indicado para adolescentes de todos os lugares, pois ensina a valorizar a vida e a saúde, além do respeito ao próximo e às diferenças. Marcella tem um irmão chamado Guilherme, seu pai Bruno é um contador, sua mãe Aída é vendedora, D.Gilda é a sua avó. A família vem sofrendo problemas financeiros, desde que Marcella sofreu o acidente. Após o acidente, cada membro da família reagiu de uma maneira diferente. Guilherme, o irmão caçula, teve de se adaptar a uma nova rotina em que agora ele era o responsável por sua irmã. Bruno, seu pai, começou a se preocupar mais com Marcella, como se ela fosse uma “boneca de porcelana”.  Ele também teve de trabalhar mais, pois agora tinha de adaptar a casa para sua filha.

A leitura do livro “Estrelas Tortas” é importante, pois conscientiza a todos da importância do respeito aos deficientes físicos. Além disso, é importante pensar nos direitos reservados a essas pessoas.

A turma do 2º ano B recepcionou os alunos na entrada da escola com o trecho do livro Estrelas Tortas: “Um dia você vai aprender o quanto é difícil perder, e o quanto é precioso aprender a ganhar.”E a turma do 2º ano C vestiu-se dos principais personagens do livro e no intervalo da manhã saiu nos corredores da escola para fazerem monólogos de seus personagens. Foi uma experiência maravilhosa, pois tanto os alunos gostaram de fazer o trabalho quanto os outros gostaram de ver este trabalho.


Estamos na expectativa para os trabalhos de março. O projeto segue-se com o gênero “poesia”. Por enquanto, vejamos as fotos do que aconteceu neste mês de fevereiro: 







Aniversariantes dos meses de Janeiro e Fevereiro

Dia 21 de fevereiro de 2014 vivenciamos um momento muito feliz na nossa escola. Comemoramos nesta ocasião os aniversários dos funcionários da nossa escola que completaram anos de idade em janeiro e fevereiro. Esta ação nos possibilitou estreitar laços de amizade e mostrar aos aniversariantes o quanto eles são importantes. 






21 fevereiro 2014

Dia “D” da leitura em nossa escola

Pensando em valorizar e estimular nossos alunos à leitura, nossa escola instituiu o dia “D” da leitura para acontecer todo dia 18 de cada mês, em homenagem ao nascimento do pai da literatura infantil Monteiro Lobato.

Neste dia, todos param e dedicam 50 minutos só para leitura. É uma grande oportunidade de crescermos em conhecimento, de aumentarmos nosso vocabulário ou até mesmo só curtirmos o momento.

Hoje, 18 de fevereiro, realizamos esta ação e foi uma vivência maravilhosa, como se pode ver nas fotos que seguem:






















Culminância do projeto: “Um livro precisa de você”

Hoje, 19 de fevereiro de 2014 é um dia muito especial, pois iniciamos a culminância do projeto “Um livro precisa de você”. Este, que foi pensado a fim de que os alunos pudessem conhecer todo o acervo que nosso Centro de Multimeios disponibiliza e ao mesmo tempo se sentissem estimulados a lerem e a crescerem cada vez mais através desta atitude, veio com muita alegria apresentar peças teatrais, produção de texto, paródia e cordel sobre 7 livros de diversos gêneros, sobretudo infanto-juvenil lidos e escolhidos pelos próprios alunos para este momento.      
Os trabalhos foram assim organizados:
1º A
Livro: Pássaro contra a vidraça
Autora: Giselda Laporta Nicolelis
Ação: Uma peça teatral
Aluna responsável: Larissa
 1º B
Livro: A marca de uma lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Ação: Uma música relacionada ao tema do livro
Alunos responsáveis: Beatriz e João Batista
2º A
Livro: Auto da barca do inferno
Autor: Gil Vicente
Ação: Dramatização de um trecho do livro
Aluna responsável: Fca. Vitória
2º B
Livro: As namoradas do meu pai
Autora: Silvana Tavano
Ação: Cordel
Alunas responsáveis: Karla e Lizandra
2º C
Livro: Chapeuzinho vermelho
Autor: Charles Perrault
Ação: Uma peça teatral apresentando uma nova versão do livro.
Alunos responsáveis: Ítalo e Rolwane 
3º A
Livro: A chave do tamanho
Autor: Monteiro Lobato
Ação: Paródia
Aluna responsável: Érica (mas toda a turma irá executar a ação)
3º B
Livro: Estrelas tortas
Autor: Walcyr Carrasco
Ação: Apresentação de uma nova versão do livro escolhido criada pelos próprios alunos.
Alunas responsáveis: Fabiane e Vitória


            Esta foi a primeira de muitas culminâncias deste trabalho que ocorrerá ao longo deste ano letivo. Lembro a todos que destas 7 apresentações será escolhida uma para contagiarmos toda a escola na próxima sexta-feira a lê-la. Desejamos que todos se engajem no processo e muito obrigada a todos que estiverem acompanhando nossos projetos. 

 

 

  


17 fevereiro 2014

Multimeios com nova "roupagem" atrai educandos para a leitura.

O Centro de Multimeios Monteiro Lobato iniciou o ano de 2014 “a todo vapor”.  Agora, sobre a direção da professora regente Luciane Bastos, tem motivado bastante aos alunos à leitura.
A procura por livros para serem locados tem aumentado a cada dia. Os alunos mostram-se muito motivados à leitura.
Dia cinco de fevereiro deste ano foi realizada uma exposição de 120 livros novos e os alunos participaram ativamente deste momento.




Vários projetos foram elaborados e alguns já estão sendo executados.
Nossos projetos são:
·   Um livro precisa de você – que consiste na leitura dos gêneros textuais contidos no Centro de Multimeios de forma sistemática;

·     O campeão na leitura – um reconhecimento para o aluno que mais lê durante o mês.

·   Nosso dia a dia na escola – um diário de bordo para registrar os momentos mais marcantes na escola e ao mesmo tempo treinar a escrita;


·   Clássicos de Monteiro Lobato – um incentivo à leitura – uma seleção de livros de Monteiro é feita para serem trabalhados de forma criativa e culminados no dia 18 de abril, nascimento deste autor.

       Além de todos estes projetos, semanalmente há aulas de projeto de leitura e escrita nos 2ºs anos A, B e C em que os alunos são incentivados a lerem e escreverem com eficácia. Atualmente, nestas aulas está sendo trabalhado o livro “Para gostar de ler” de Faraco e Moura e está sendo uma experiência muito positiva. Além disto, os alunos vêm para o Centro de Multimeios na segunda parte da aula fazer um momento de leitura individual. 


Sempre que há necessidade, há também reuniões com os monitores do ambiente para resolvermos questões pontuais. 






Também já realizamos algumas ações como uma ficha de leitura para cada sala, uma para todos os funcionários e outra para as reservas dos equipamentos do Centro de Multimeios, como Datashow e caixa de som, totalizando nove fichas; além destas, está sendo  providenciada a frase do dia, em que todos os dias há uma nova frase fixada num cavalete para receber os alunos na entrada da escola e o mural de leituras em que os alunos escreveram qual livro que eles indicavam e por quê. 












 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;