28 março 2014

Clássicos de Monteiro Lobato – Um incentivo à leitura

A regente do Centro de Multimeios professora Luciane Bastos iniciou o projeto “Clássicos de Monteiro Lobato – um incentivo à leitura” com os alunos dos primeiros anos A e B, respectivamente Contabilidade e Informática, os quais estão muito empolgados com a leitura. 

Através deste projeto busca-se reverter a realidade do momento que são as deficiências na leitura bem presentes na grande maioria desses alunos com a certeza que isso será perfeitamente possível, pois a leitura de Monteiro é bastante empolgante.









Dia "D" da Leitura - MARÇO

Realizamos pela 2ª vez neste ano letivo o Dia D da Leitura. Novamente educadores e educandos envolveram-se nas diversas leituras que realizaram e com certeza ampliaram seus conhecimentos.

Foi um momento muito prazeroso como se vê nas fotos que seguem: 










21 março 2014

II Sarau Literário "Olhos nos Olhos quero ver o que você diz, Chico Buarque”.



Hoje, 21 de março, a EEEP Adriano Nobre realizou seu II Sarau Literário. 

Neste ano, o evento homenageou  o músico, dramaturgo e escritor brasileiro, Chico Buarque de Holanda.

Chico fez parceria com compositores e interpretes de grande destaque, entre eles, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo e Francis Hime. Teve várias músicas censuradas e foi ameaçado pelo regime militar, pois suas canções denunciavam aspectos sociais e culturais da época. 


Sob o tema "Olhos nos Olhos quero ver o que você diz, Chico Buarque”, foram destacados poesias e canções. As apresentações foram protagonizadas pelos próprios estudantes, que emocionaram a todos, pois conseguiram contagiar o público com todo o sentimento que o música colocava em tudo o que fazia.




17 março 2014

Culminância do Projeto “O CAMPEÃO DA LEITURA” - Fevereiro

Com o intuito de promover a leitura e de incentivar os alunos a lerem cada vez mais, o Centro de Multimeios Monteiro Lobato promove o projeto “O campeão da leitura” que contabiliza os livros lidos mensalmente por cada aluno e faz o reconhecimento através da entrega de medalha mensalmente para os três primeiros lugares.

Hoje, 17 de março de 2014, os campeões da leitura do mês de fevereiro foram reconhecidos no momento do hino da nossa escola, recebendo uma medalha de honra ao mérito. 

Estes alunos foram: Angélica (2º A) que leu 10 livros, Fca. Beatriz (2º C) que leu 9 livros e Afrânio (2º C) que leu 8 livros.


Desejamos que mais e mais os alunos interessem-se pela leitura e que tenhamos novos campeões para celebrarmos!!!!!





DIA DA POESIA

No dia 14 de março de 2014 comemoramos na escola O DIA DA POESIA. Foi um momento riquíssimo para os amantes da leitura. O evento aconteceu por conta do projeto UM LIVRO PRECISA DE VOCÊ do Centro de Multimeios, em que a cada mês é trabalhado um gênero textual e neste mês o gênero foi poesia.  
Durante o período da manhã, alguns alunos dos 1ºs anos ficaram circulando na escola durante os intervalos, caracterizados de alguns poetas e poetisas. Assim organizados:
1º A:
Carlos Drummond de Andrade – Jardel /suporte: Jéssica
Mário de Andrade – Lucas / suporte: Eduarda
Vinícius de Moraes – Luan / suporte: Rafaela
Clarice Lispector - Rafaela
Gonçalves Dias – Fabrício / suporte: Larissa

1º B:
Gregório de Matos – Wagner / suporte: Amanda
Álvares de Azevedo – João Batista / suporte: Brígida
João Cabral de Melo Neto – Messias / suporte: Luciana
Cecília Meireles – Jayla / suporte: Taís Guimarães
Castro Alves – Fco. Lucas / suporte: Jéssica

Ao serem abordados, cada um falava um pouco sobre a vida e obras do seu personagem.
E, no intervalo do almoço, alunos dos 2ºs e 3ºs e um do 1º A declamaram poesias e foram assim organizados:
3º B
Ser poeta (Letícia Thompson) – João Pedro
Há uma gota de sangue em cada poema (Mário de Andrade) - Wesley

3º A
Soneto de Fidelidade (Vinícius de Moraes) - Natália
O morcego (Augusto dos Anjos) - Zayla

2º C
Inconstância das coisas do mundo! (Gregório de Matos) - Bruno
Amor (Álvares de Azevedo) – Fca. Beatriz e Elison
O amor (João Cabral de Melo Neto) - Rolwane
Poema de sete faces (Carlos Drummond de Andrade) - Ítalo

1º A
Canção do exílio (Gonçalves Dias) - Fabrício

2º A
Se tu viesses (Florbela Espanca) - Angélica
Os poemas (Mário Quintana) – Fca. Vitória

Esta foi a primeira das muitas comemorações que pretendemos fazer pelo Dia da poesia a cada ano letivo. Veja as fotos da comemoração deste ano:







11 março 2014

5º aniversário da EEEP Adriano Nobre

Hoje foi um dia de festa na EEEP Adriano Nobre, pela comemoração do seu 5º aniversário. Na ocasião, cada turma realizou sua homenagem ressaltando a contribuição da escola para a formação intelectual e pessoal de jovens, bem como para o desenvolvimento da sociedade itapajeense.

Nesse momento festivo, estavam presentes representantes da 2ª CREDE -professores Weslley, Adênia e Leila -, gestores de escolas municipais – inclusive todo o núcleo gestor da Escola Roque Silva Mota -, concedentes de estágio, pais, todos os educadores e alunos. Também esteve presente a professora Otília, pessoa muito querida, que presenciou os primeiros passos da instituição e tem acompanhado essa caminhada.

A história da EEEP Adriano Nobre começou no dia 9 de março de 2009, com o passar dos anos foi ganhando notoriedade pelas sucessivas conquistas. Dentre os frutos colhidos, sem dúvida, o melhor é a formação não apenas de profissionais, mas de seres humanos aptos a transformarem a si mesmos e o meio em que vivem.


Diante do trabalho realizado nesses cinco anos, o desejo de todos que fazem a Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre é continuar contribuindo para a formação de muitos outros jovens, por muitos anos. 







Homenagem às mulheres da nossa escola

Dia 07 de março, sexta-feira, comemoramos o Dia Internacional da Mulher na nossa escola. Este momento aconteceu com muita alegria e reconhecimento do núcleo gestor e de alguns professores pela sua importância. As mulheres da nossa escola receberam uma lembrança material, mas o que mais marcou foi a atitude da escola em que feito a diferença neste dia para todas. Vale apena relembrar a história deste dia internacionalmente reconhecido:
História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


07 março 2014

Ações do Projeto “Nosso dia a dia na escola”

A regente do Centro de Multimeios Luciane Bastos motiva os alunos da EEEP Adriano Nobre a participarem do projeto de escrita “Nosso dia a dia na escola” através do filme Escritores da Liberdade que relata a experiência da professora Erin Gruwell com seus alunos, os quais contam suas próprias histórias em diários que a professora lê e faz o que pode para ajudá-los a recuperarem suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.

Nossa intenção maior é de intervir na escrita destes alunos, de modo a ajudá-los a se perceberem e melhorarem neste aspecto, obtendo sucesso como usuários de sua própria língua. Para tanto, os alunos assistiram ao filme e logo após refletiram sobre cenas marcantes deste, como se vê nas fotos que seguem: 




06 março 2014

Comemorações do Carnaval

A Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, comemorou o carnaval 2014 na tarde da sexta-feira (28). 

O evento contou com a participação da banda de música do município, que fez a abertura da festa. Ao som de músicas carnavalescas, os estudantes comemoraram esta data com apresentação de danças, formação de blocos e muita animação. 

Paralela à festa, aconteceu no auditório uma celebração com músicas de louvor e oração. Todo o evento foi organizado pelo grêmio estudantil da escola.







Projeto NOSSO DIA A DIA NA ESCOLA

Com o objetivo de oportunizar aos alunos registrar os momentos mais importantes da sua vida estudantil, suas emoções, visão de mundo e assim melhorar a escrita de cada um deles, a professora Luciane Bastos, regente do Centro de Multimeios Monteiro Lobato propôs mais um projeto, desta vez com o título Nosso dia a dia na escola

Para tanto, os alunos receberam um caderno em que cotidianamente escreverão tudo que vivenciarem de mais marcante no ambiente escolar. Desta forma, cada momento surpreendente, feliz, espontâneo, dinâmico, enfim, momentos que nunca, nunca poderão ser esquecidos, estarão registrados não só nas suas memórias, mas em um documento específico. 

Seguem-se as imagens deste momento....







Novas ações do Centro de Multimeios

Com o objetivo de incentivar a todos os alunos à leitura, o Centro de Multimeios vai até a sala de aula entregar um convite para quem ainda não locou livros desde que o ano letivo iniciou.



E, para organizar o nosso acervo, também foi produzido um lembrete para os alunos virem renovar ou devolver livros que há muito tempo já estão com eles.



Também como forma de incentivo à leitura, o Centro de Multimeios já está divulgando para os alunos o 2º sarau literário, desta vez sobre Chico Buarque de Holanda, que ocorrerá dia 14 de março e com certeza despertará a todos a serem amantes da literatura brasileira.




Reuniões Diagnósticas

A E.E.E.P. Adriano Nobre realizou com êxito as reuniões diagnósticas de todas as salas de aula. 

Os encontros ocorreram na última semana de fevereiro e foram de suma importância para que todos pudessem conhecer melhor o perfil de cada sala de aula, ou seja, a realidade de cada grupo de alunos que temos e desta forma, trabalharmos com a metodologia correta para cada um deles. 






 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;