29 junho 2015

Saúde na melhor idade


Na manhã do dia 26 de agosto do ano de dois mil e quinze, a assistente social Rita de Cássia veio realizar uma roda de conversa com a turma do 1º ano para falar sobre a temática “Saúde do idoso”, como também esclarecer algumas dúvidas sobre programas governamentais e mostrar os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) dentro do nosso município.

A assistente social iniciou fazendo alguns questionamentos: Como os idosos eram tratados antigamente? Isso mudou? Idosos têm direitos?

Os alunos responderam a todas as perguntas: Antigamente os idosos eram desvalorizados, a expectativa de vida era menor e eles não tinham direitos. Já nos dias atuais, os idosos aposentados recebem um salário mensal e quando não são aposentados, recebem outros benefícios.

Após, ouvimos uma bela canção de Arnaldo Antunes, que dizia que ele queria envelhecer, queria ter o prazer de ser chamado de “ velho gagá”, queria saber o que iria acontecer quando ele chegasse na “melhor idade”.

Depois de ouvirmos a música e analisar a letra nos foi feita a seguinte pergunta: Entre jovens e idosos, qual dos dois vocês acham que são maioria em nosso país? A sala dividiu-se. Ficamos em dúvida. E fomos surpreendidos com a resposta de que os idosos é que são maioria em nosso país.

Mais questionamentos foram feitos: Qual a diferença entre jovem e idoso? Diferentes respostas foram dadas. Alguns que o correto era idoso, por ser mais respeitoso, outros diziam que a denominação dependeria de como o idoso seria, outros ainda, que velho é algo muito desrespeitoso para se chamar alguém. A Assistente Social, Rita, concluiu respondendo que velho é aquele que está apenas deitado, quieto, esperando a sua “hora”chegar. Já idoso é aquele que mesmo passando pelas dificuldades da velhice, não se deixa abater e aproveita cada instante de sua vida. 

Após esse momento lemos juntos os direitos do idoso no “Estatuto do Idoso” e visualizamos algumas fotografias tiradas em momentos de lazer dos idosos de nossa cidade: dançando, fazendo exercícios, confeccionando caixas, decorando peças manuais e passeando.

Com tudo o que nos foi mostrado e refletido, pudemos perceber que todos nós envelheceremos e precisaremos de alguém. A forma como vemos as pessoas mais velhas, certamente mudou após aquela palestra e todos os esclarecimentos. È bom saber que todos nós envelheceremos e que teremos a oportunidade de aproveitar esse momento da melhor forma. A professora Rita, de certa forma, nos provou que o envelhecimento não é algo ruim e que devemos cuidar e valorizar os idosos que nos rodeiam.







10 junho 2015

Valores e Autoestima / Educação entre pares.



A formação do Grupo de Trabalho Local (GTL) da EEEP Adriano Nobre aconteceu no dia 15 de Maio. A mesma de deu na sala da diretoria de nossa escola. Iniciamos com a entrega de cartões com uma frase da música “Cuidas de mim” de Pe. Fábio de Melo e Olívia Ferreira. Logo em seguida, assistimos ao vídeo da música.


Para refletir sobre o tema do mês, assistimos a um vídeo de Nick Vujicic, onde fala sobre alguns fatos de sua vida como exemplo de superação.


No momento seguinte aconteceu uma roda de conversa sobre o vídeo e a avaliação da oficina.
Da mesma forma em que os alunos foram formados, eles repassaram as oficinas nas salas. Fotos:

Formação do GTL


Formação nas salas





 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;