29 dezembro 2014

1ª Reunião de 2015

O núcleo gestor da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, convoca o responsável e o aluno que irá ingressar no 1ª ano da escola em 2015 para, nossa 1ª reunião, que será no dia 5 de Janeiro às 14h. Contamos com a presença de todos vocês.


Desde já lhe desejamos um ótimo ano, que esse venha cheio de grandes realizações positivas.



22 dezembro 2014

Resultado processo seletivo, cursos Técnico em Comércio e Informática

Abaixo segue lista com os nomes de todos os inscritos no processo seletivo para os cursos disponibilizados no ano de 2015.
A seleção fora feita tendo em vista a análise de todas as disciplinas de 6º ano ao 9º ano, o que fez gerar uma média para cada ano, e assim o resultado que se segue.














Qualquer dúvida nos colocamos a disposição na secretaria da escola nos horários de 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

15 dezembro 2014

PROJETO “UM LIVRO PRECISA DE VOCÊ” – MÊS DE DEZEMBRO – GÊNERO FICÇÃO

Nos dias 08 e 11 de dezembro realizamos na sala de vídeo da escola duas aulas de leitura com as turmas do 1º ano B e 1º ano A, respectivamente. O tema trabalhado foi gênero ficção.

O objetivo destas aulas foi finalizar o projeto do Centro de Multimeios “Um livro precisa de você”, estimular a leitura e promover um momento de discussão sobre o gênero já citado.

A sala onde aconteceram estas aulas foi ornamentada com dois varais com as capas de livro de ficção mais lidos na atualidade, dentre outros. Além disso, foram passados vídeos de orientação para a prática já citada, dinâmicas, encenações, leituras e socialização destas.

As duas aulas foram muito dinâmicas, envolventes e muito agradáveis, tanto que quase não percebemos as horas passarem. Assim, finalizamos “com chave de ouro” este projeto de forma prazerosa e muito bem-sucedida. 

Parabéns aos alunos da EEEP Adriano Nobre que participaram de todas as etapas do nosso projeto. VOCÊS SÃO SHOW!!!!!!!


Confiram o momento com as fotos que seguem......









12 dezembro 2014

EDITAL SELEÇÃO – ANO LETIVO 2015


A Diretora Silvandira Mesquita Sousa, da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, Itapajé-CE / Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 02, no uso de suas atribuições legais e fundamentais, torna público as normas que regem o processo de seleção e ingresso de alunos oriundos de escolas públicas e privadas nos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados por esta instituição de ensino.

1.   DO NÚMERO DE VAGAS
1.1.  Serão ofertadas 80 vagas para alunos novatos egressos do Ensino Fundamental, distribuídas em 02 turmas, conforme discriminação abaixo:

01 Turma de Técnico em Comércio: 40 alunos;
01 Turma de Técnico em Informática: 40 alunos.

1.2.  Das vagas ofertadas para a composição das turmas de 1ª série do Ensino Médio integrado à Educação Profissional, 80% serão destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e até 20% serão destinadas a estudantes oriundos da rede particular de ensino conforme a Portaria Nº 1143/2014 – GAB que “Estabelece as normas para matrículas de alunos nas escolas públicas estaduais para o ano de 2015 e dá outras providências”, publicada em 17/11/2014 no D.O.E. Nº 215 .

1.3.  O detalhamento da oferta de vagas segue abaixo:
1ª Série – Curso de Técnico em Comércio: 32 vagas para alunos de escolas públicas e (até) 8 vagas para alunos de escolas privadas;
1ª Série – Curso de Técnico em informática: 32 vagas para alunos de escolas públicas e (até) 8 vagas para alunos de escolas privadas.

2.   DAS INSCRIÇÕES:
2.1.  As inscrições serão realizadas, no período de 15 a 17/12/2014, das 08:00h às 16:00h, exclusivamente, na Secretaria da referida unidade escolar.

2.2.  É critério para a efetivação da inscrição dos estudantes no processo seletivo ter comprovadamente concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou que o concluirá até a confirmação da matrícula, ter total disponibilidade de 2ª à 6ª feira para a jornada integral das 07:00 h às 17:00 h, estar ciente e de acordo com as normas de funcionamento e a  oferta  do  Curso de Ensino Médio Técnico Integral e  Integrado à Educação Profissional de sua opção.


2.3.  De acordo com a Portaria Nº 1143/2014 – GAB, a inscrição do educando só será efetivada se o mesmo tiver idade mínima de 14 anos completos até a data referência do Censo (última quarta-feira de maio), o que corresponderá à data de 27/05/2015, visando atender à Resolução CNE/CEB Nº 1 de 21 de janeiro de 2004 em seu § 5º: “Somente poderão realizar estágio supervisionado os alunos que tiverem, no mínimo, 16 anos completos na data do início do estágio”. 

2.4.  Estar ciente e de acordo com as normas de funcionamento e oferta do curso técnico de sua opção.

3.   DA DOCUMENTAÇÃO
3.1.  No ato da inscrição, o estudante deverá apresentar a ficha de inscrição (disponível na escola) devidamente preenchida, fotocópia de comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou correspondência bancária), cópia do Registro de Nascimento e fotocópia do Histórico Escolar. Vale salientar que em substituição ao Histórico Escolar poderá ser apresentada uma declaração original de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental, carimbada e assinada pelo(a) diretor(a) e secretário(a) da escola, contendo a média anual de todos os componentes curriculares cursados pelo estudante do 6º ao 9º ano.  

3.1.1. No caso dos alunos que ainda estiverem cursando o 9º ano no período das inscrições, estes deverão apresentar declaração emitida pela escola de origem, carimbada e assinada pelo(a) diretor(a) e secretário(a) escolar, contendo a média das notas de todas as disciplinas cursadas, pelo menos de três períodos concluídos (1º, 2º e 3º bimestres) do 9º ano, além das médias relativas ao 6º, 7º e 8º anos. Ressalta-se que para a confirmação da matrícula o aluno deverá ter concluído o 9º ano, conforme o item 3.1.

3.2.  O Boletim Escolar somente será considerado para efeitos de efetivação de inscrição no processo no caso da complementação prevista no item 3.1.1 (comprovação das notas dos 1º, 2º e 3º bimestres), devidamente assinado e carimbado pelo(a) diretor(a) e secretário(a) escolar.

3.3.  A inscrição do educando no processo seletivo só será confirmada após a conferência da documentação apresentada. Qualquer pendência e/ou inconsistência na documentação implicará na não efetivação da inscrição.

4.   DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1.  O processo seletivo constará da análise da documentação apresentada pelo estudante, não devendo existir nenhuma emenda, rasura e/ou adulteração, o que implicará na desclassificação do candidato em qualquer tempo.

4.2.  A análise da documentação será realizada por uma comissão composta por três membros, sendo eles, a Secretária e dois membros do Núcleo Gestor.
   
5.   DA CLASSIFICAÇÃO
5.1.  Para o processo classificatório, será considerada a maior média aritmética das notas relativas aos componentes curriculares cursados do 6º ao 9º ano e que constem da documentação apresentada pelo estudante.

5.2.  A classificação será em ordem decrescente obedecendo ao número de vagas existentes e de acordo com o curso pretendido.

5.3.  No caso de empate dos estudantes, serão utilizados os critérios abaixo listados para fins de classificação, na seguinte ordem:
a)      maior média na disciplina de Língua Portuguesa;
b)      maior média na disciplina Matemática;
c)       maior proximidade entre a residência do aluno e a EEEP.

5.4.       Mantida a situação de empate, será priorizado o aluno que comprovadamente tiver a maior idade.


        6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1.  O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 de dezembro de 2014 até às 17:00h no blog eeep-adriano-nobre.blogspot.com.br e nas dependências da EEEP Adriano Nobre.

6.2.  O prazo para interposição de recursos será de 03 dias a contar da data de publicação dos resultados, devendo o interessado apresentar requerimento, por escrito e assinado por seu responsável legal, ao Núcleo Gestor da escola neste prazo.

             7. DA MATRÍCULA
6.3.  A palestra de apresentação e adesão do contrato de convivência da EEEP Adriano Nobre se constitui em pré-requisito fundamental para que pais e alunos tenham a completa informação da proposta de trabalho desenvolvida por esse modelo de escola. Portanto, os alunos selecionados deverão comparecer, juntamente com pais e/ou responsáveis, à palestra que será realizada no dia 05/01/2015, às 14h00.



6.4.  Os pais/responsáveis pelo aluno menor, selecionado dentro do limite de vagas, deverão realizar o procedimento de matrícula na instituição, impreterivelmente, no período de 06 a 08/01/2015 das 08:00h às 16:00h.

6.5.  Os alunos selecionados que não efetivarem a matrícula no prazo estabelecido no subitem 7.2., serão reclassificados para o final da lista de classificáveis, inclusive estando sujeito a reclassificação para outro curso. Imediatamente, será convocado o próximo da lista de classificação. 

6.6.  Da documentação necessária para a matrícula:

a)  Requerimento de matrícula preenchido (disponível na escola);
b)  Documento de transferência ou declaração de escolaridade da escola de origem;
c)  Histórico Escolar;
d)  03 fotografias 3x4 recentes e iguais;
e)  Cópia da certidão de nascimento;
f)    Cadastro de Pessoa Física – C.P.F.;
g)  Registro Geral (Carteira de Identidade) ou comprovante de emissão.

8.  CONSIDERAÇÕES FINAIS
8.1.  A inscrição do estudante implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados oficiais e neste edital.

8.2.  Os estudantes inscritos deverão manter-se informados sobre todas as normas e prazos do processo seletivo.

8.3.  Não haverá devolução de documentos entregues para a seleção dos alunos.

8.4.  O prazo de inscrição estabelecido neste edital poderá ser prorrogado por uma única vez, a critério do Núcleo Gestor da escola e em conformidade com as necessidades das escolas para a emissão de documentos.

8.5.  Os casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Núcleo Gestor da escola em consonância com as orientações da CREDE 11 / SEDUC.

8.6.  As diretrizes estabelecidas neste edital foram definidas em conformidade com as orientações da Portaria de Matrículas Nº 1143/2014  – GAB da SEDUC, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará – Nº 215, em 17 de novembro de 2014.


Itapajé-CE, 05 de dezembro de 2014. 

28 novembro 2014

IV VESTIBULANDO LITERÁRIO

A escola Adriano Nobre no intuito de familiarizar seus alunos com obras literárias, realizou dia 26 de novembro de 2014, o IV Vestibulando Literário, um momento em que foram abordadas as obras literárias indicadas para o processo seletivo 2015.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, o qual ocorrerá dia 30 deste respectivo mês. Este evento, promovido pelo Centro de Multimeios, existe desde 2011, fora criado pela então regente deste Centro, professora Marilene Rodrigues e visou proporcionar aos seus educandos conhecer e discutir sobre as obras indicadas, autor e momento histórico vivenciado.

A seguir, as obras que foram discutidas:
ü Iaiá Garcia (de Machado de Assis) – com Caroline Brioso;
ü A carne (de Júlio Ribeiro) – com Vitória Almeida;
ü Menino de Engenho (de José Lins do Rêgo) – com Monalisa Sales;
ü Olhai os Lírios do Campo (de Érico Veríssimo) – com Fabiane Gueiros;
ü Inocência (de Visconde de Taunay) – com Ana Cíntia.

Os alunos sentiram-se agraciados com o conhecimento adquirido e aproveitaram para sanarem suas dúvidas e interagirem com os palestrantes. Enfim, nosso evento foi um grande sucesso!!!!


A seguir, as cenas que marcaram este grande evento de nossa escola: 









PROJETO UM LIVRO PRECISA DE VOCÊ – MÊS DE NOVEMBRO – CRÔNICA

No dia 24 de novembro, realizamos no horário do hino mais uma culminância do nosso projeto Um livro precisa de você. Neste mês o gênero trabalhado foi a crônica. A ação foi realizada pela turma do 1º ano A, que encenou uma peça teatral mostrando um telejornal, cujo nome foi: Jornal Nobre.

Na apresentação deste jornal, o gênero crônica foi explorado de diversas maneiras. Primeiro, foi explicada a definição pelos apresentadores Danicleiton e Larissa, em seguida foi comentado pela professora Germana, exemplificado pela aluna Sandy que contou sua experiência na escola com a produção deste gênero, também exemplificado por outros alunos que falaram das tipologias deste gênero, teatralizado através de uma questão do ENEM e explorado na resolução desta mesma questão pela aluna Rafaela.

O momento foi bem interessante e norteou os alunos que iriam, no dia seguinte, fazer a prova do SPAECE.

Parabéns aos alunos do 1º ano A que realizaram com excelência este trabalho. Que as outras turmas da nossa escola sintam-se convidadas a também serem pró-ativas, criativas e engajadas nas nossas atividades do Centro de Multimeios!


Vejamos as cenas marcantes deste evento:








13 novembro 2014

VISITA DA SUPERINTENDENTE DA CREDE 02

No dia 11 de novembro recebemos em nossa escola a visita da superintendente da CREDE 02, Adênia Frota, com o objetivo de mostrarmos a ela uma experiência exitosa do projeto diretor de turma.

Na ocasião, a professora de Educação Física e diretora de turma do 3º ano B, Danielle Almeida, expôs sua experiência na referida sala desde que ela começou o trabalho de direção de turma. Nesta fala ela colocou suas angústias, seus medos, suas expectativas e também suas vitórias. Foi um momento muito agradável e motivador.

O desfecho da visita foi a entrega de kits, contendo bolsa, caderno, canetas e estojo da CREDE 02 para as diretores de turma e uma sessão de fotos que as deixou muito animadas.   


Agradecemos o reconhecimento e a motivação sempre presentes por parte da nossa CREDE a nós que fazemos a escola Adriano Nobre. 








03 novembro 2014

LITERATURA DE CORDEL

No dia 03 de novembro, aconteceu a culminância do projeto “Um livro precisa de você” – mês de outubro, cujo gênero foi Literatura de Cordel.
Após quase um mês trabalhando este gênero já citado, reunimos os alunos dos 1ºs anos A e B, bem como os alunos dos 2ºs anos A, B e C no auditório da escola para apresentarem biografias de autores nacionalmente consagrados na Literatura de Cordel e declamarem cordéis. O momento foi bem singelo, mas podemos reacender neles o gosto pela leitura.
Os alunos que apresentaram o momento foram: Júnior e Taís, do 2º ano C. Inicialmente, chamaram a aluna Camila, do 2º ano B, e esta contou um pouco da história do Cordel.
Dando sequência, chamaram os representantes do 1º ano A que declamaram o texto Gilberto Amado de Crispiano Neto, citando antes uma breve biografia deste autor.
Sucedeu a apresentação do 2º ano A com a biografia de José Bernardo da Silva, um grande cordelista brasileiro.
Continuando, foram chamados os representantes do 1º ano B que declamaram o texto As 4 órfãs de Portugal ou o valor da honestidade de João Melquíades Ferreira da Silva, citando também a biografia deste autor.
O próximo a se apresentar foi o 2º ano B falando sobre a biografia de Leandro Gomes de Barros, também grande nome da Literatura de Cordel.
E, para finalizar o momento, os alunos do 2º ano C declamaram o texto A chegada de Lampião ao céu de Guaipuan Vieira, também com a biografia do autor.














Agradecemos a todos que estiveram presentes neste local para prestigiar o momento e desejamos que os demais alunos também despertem para o mundo da leitura, pois como vemos a cada dia, a leitura só nos faz crescer, através de incontáveis benefícios que ela nos traz. 

13 outubro 2014

Dia do Nordestino

No dia 13 de outubro de 2014, às 9h, professores e alunos da EEEP Adriano Nobre se reuniram no auditório da escola para as comemorações do dia do nordestino.

O evento teve apresentações culturais e artísticas. Um representante de cada uma das turmas da escola refletiu sobre a biografia de uma personalidade nordestina de relevância, contextualizando a trajetória de nomes como: Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, José de Alencar, Padre Cícero, Elba Ramalho, Dragão do Mar e Paulo Freire.

Algumas canções representativas da temática também foram interpretadas: Eu só quero um xodó, De volta pro meu aconchego, Anunciação, Gostoso demais, O rico e o pobre, Súplica cearense, Canteiros, Que nem jiló, Asa Branca, Xote das meninas e Meu cenário.

A turma do 2º Ano B socializou a produção de um cordel sobre compositores nordestinos, intercalando seus versos com algumas canções consagradas.

Percebemos no decorrer da festividade a produção de uma imagem do Nordeste enquanto sentimento e identidade. O sentimento do nordestino enquanto bravura, resiliência, cuidado com os seus, respeito com os outros, amor pela natureza, pelas chuvas, pelo chão nem sempre fiel à fartura. E sua identidade enquanto fé, intensidade, valorização do trabalho e paixão pela vida.

O evento culminou com a celebração de nosso pertencimento regional através da fala da diretora Silvandira Mesquita e com as reflexões e agradecimentos dos professores da área de Ciência Humanas - Jannice Mota, Mateus Pinheiro e Simone Forte - organizadores do evento.





















 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;