As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo - são chamados de Exames Toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
A ação da EEEP Adriano Nobre, realizada no mês de agosto, foi uma roda de conversa com os alunos de 1º e 2º anos e um ex-usuário de entorpecentes de nossa cidade. Ele atende pelo nome de Erivaldo, mais muito conhecido, na década de 70, como spook. Ele falou um pouco sobre sua trajetória nesse mundo obscuro, dos perigos pelos quais ele passou, como ser morador de rua além de ser abandonado pela esposa. Relatou também sobre a influência que os amigos tem para envolver uma pessoa no mundo dos narcóticos, bem como os motivos, causas e conseqüências. O motivo pelo qual ele se envolveu foi por causa da separação dos pais, aos doze anos de idade, por influência de um primo. Alguns amigos de sua época, hoje já não estão mais conosco, e os poucos que estão, poucos conseguiram se desviar desse caminho.
Segundo Sr. Erivaldo, só há saída em Jesus Cristo. Foi assim que ele conseguiu sair de uma vida de tristeza para uma vida de alegria., como ele mesmo disse, ele deixou de ser invisível, pois é assim que essas pessoas se sentem diante da comunidade.
Hoje, ele sente-se orgulhosos por realizar um trabalho social, que desfaz tudo o que viveu durante 25 anos de sua vida. Atualmente ele ajuda na recuperação de dependentes químicos, levando a palavra de Deus, em busca de uma transformação.