08 outubro 2012

TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2012

Qual será o tema da redação do ENEM 2012? 

Pois bem, esta é uma das principais perguntas que os participantes da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio devem se fazer. Não é por menos, pois a redação é uma parte importantíssima das provas e tem um peso considerável.

Devido à importância da redação como componente da nota do Enem, a sociedade exigiu mudanças nos métodos de correção e na proposta das competências a serem apresentadas pelo participante do Enem. 

O Guia do Participante será de muita ajuda para os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio pois a cartilha traz regras claras para o que deve ser apresentado no texto, exemplos do que não se pode fazer e ainda exemplos de redações feitas por participantes de edições anteriores corrigidas.

Uma redação dissertativo-argumentativa fará parte do conteúdo programático do ENEM 2012. Além do texto, todos os participantes terão que resolver 180 questões de múltipla escolha, sendo 45 de cada uma das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O tema da redação do ENEM 2012 é conhecido somente no momento da prova. Profissionais capacitados trabalham em conjunto tentando chegar a uma melhor escolha possível. Por tal motivo, a ansiedade de quem irá fazer a prova também é grande nesse aspecto.

Todos que se inscreveram dentro do prazo podem fazer o acompanhamento das inscrições do ENEM 2012 no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.

Meses antes das provas os participantes já buscam saber quais os possíveis temas da redação do ENEM 2012. O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será aplicado nos dias 03 e 04 do mês de novembro. A redação será proposta no último dia, domingo.

Apesar de o tema ser secreto, sabemos que os candidatos terão que fazer uma reflexão, desenvolvendo seu raciocínio numa análise crítica frente à situação proposta. A pessoa deverá expor uma solução para o eventual problema que lhe for apresentado. Para isto, é essencial que os participantes utilizem da criatividade, desenvolvendo um texto com título, introdução, desenvolvimento e conclusão, dentro de uma consistência de ideias.

Nesta época, palpite é o que não falta. Nossa equipe selecionou alguns temas que poderão ser escolhidos nesta edição do exame. 
Crise econômica;
Novo Código Florestal Brasileiro;
Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Rio+20);
Olimpíadas 2012;
Drogas;
Trabalho voluntário e 
Sustentabilidade podem ser um deles. Mais uma vez lembramos que são algumas possibilidades sobre temas da redação do ENEM 2012.

Até chegar o dia 04 de novembro, tente ficar ligado nos assuntos mais relevantes da atualidade. O conhecimento sobre o tema será a base do domínio e desenvolvimento de um bom texto.

3 comentários:

  1. Garotos, muita atenção aos assuntos do momento, para isso, assistam telejornais cotidianamente. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Treinem bastante. Só se aprende escrever, escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. Importante lembrar que os locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir desta 4ª

    ResponderExcluir

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;