13 outubro 2014

Dia do Nordestino

No dia 13 de outubro de 2014, às 9h, professores e alunos da EEEP Adriano Nobre se reuniram no auditório da escola para as comemorações do dia do nordestino.

O evento teve apresentações culturais e artísticas. Um representante de cada uma das turmas da escola refletiu sobre a biografia de uma personalidade nordestina de relevância, contextualizando a trajetória de nomes como: Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, José de Alencar, Padre Cícero, Elba Ramalho, Dragão do Mar e Paulo Freire.

Algumas canções representativas da temática também foram interpretadas: Eu só quero um xodó, De volta pro meu aconchego, Anunciação, Gostoso demais, O rico e o pobre, Súplica cearense, Canteiros, Que nem jiló, Asa Branca, Xote das meninas e Meu cenário.

A turma do 2º Ano B socializou a produção de um cordel sobre compositores nordestinos, intercalando seus versos com algumas canções consagradas.

Percebemos no decorrer da festividade a produção de uma imagem do Nordeste enquanto sentimento e identidade. O sentimento do nordestino enquanto bravura, resiliência, cuidado com os seus, respeito com os outros, amor pela natureza, pelas chuvas, pelo chão nem sempre fiel à fartura. E sua identidade enquanto fé, intensidade, valorização do trabalho e paixão pela vida.

O evento culminou com a celebração de nosso pertencimento regional através da fala da diretora Silvandira Mesquita e com as reflexões e agradecimentos dos professores da área de Ciência Humanas - Jannice Mota, Mateus Pinheiro e Simone Forte - organizadores do evento.





















28 comentários:

  1. Evento fantástico, no qual, participei da organização e em uma das apresentações! Parabéns a área de Ciências Humanas pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Esse dia foi muito proveitoso, com várias apresentações culturais, tanto de dança como canto, declamações de biografia e etc. Valorizando muito a cultura nordestina.

    ResponderExcluir
  3. Amei o dia do nordestino.. foi mais do que perfeito .. maravilhoso .. ameeeiii...

    ResponderExcluir
  4. O dia do nordestino foi muito legal e proveitoso. Bom mesmo seria se todos os nordestinos pudessem comemorar esta data com orgulho. Tudo foi muito bonito, as apresentações culturais, as biografias, tudo, tudo mesmo!

    ResponderExcluir
  5. O momento foi muito especial, devemos ter orgulho de ser nordestinos !!

    ResponderExcluir
  6. O dia do nordestino na EEEP Adriano Nobre foi incrível , alunos tiveram o prazer de desfrutar de ótimas e ricas apresentações da cultura nordestina , como músicas , cordel , entre outros ! Com isso enriquecendo o prazer de se da nossa terra amada o nordeste lugar de cabra da peste que não tem medo da vida encarar , até suar pingar e uma melhor vida desfrutar !

    ResponderExcluir
  7. Foi tudo muito liiiiiiiiiindo ! Achei a decoração incrível e o conteúdo foi enriquecedor ! #OrgulhoDeSerNordestino

    ResponderExcluir
  8. o dia do nordestino foi muito legal,devemos ter mais momentos assim.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo evento, além de nos proporcionar um momento de alegria, podemos prestigiar uma cultura com a qual nos orgulhamos de fazer parte,a cultura nordestina, obrigado a área de ciências humanas e aos alunos que se envolveram na realização desse dia.

    ResponderExcluir
  10. Esse dia foi bem divertido. Foi onde conceguimos ver o lado bom do nordeste e tira um pouco da visão que muitos têm de o nordeste ser um lugar sofrido.

    ResponderExcluir
  11. Como é bom ser nordestina... Uma terra que tem muito a oferecer de bom e bonito!

    ResponderExcluir
  12. Cultivar a cultura do seu local, de onde você mora é de grande importância, pois é algo que já vem desde pequeno com você e que faz parte da sua vida e identidade. Esse projeto foi de grande inteligência e que até então nos enriqueceu ainda mais de informações a cerca do nordeste.

    ResponderExcluir
  13. Momento maravilhoso , devemos sempre valorizar a nossa terra !!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Foi um momento maravilhoso que conseguimos conhecer bem melhor a cultura de nossa terra...

    ResponderExcluir
  15. Momento maravilhoso !!! parabéns pelo lindo momento!!!

    ResponderExcluir
  16. Foi muito prazeroso participar deste evento que nos mostrou a grande importância que temos em ser nordestinos.. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  17. essa ideia e uma forma de nos valorizarmos e mostrar que nos podemos fazer tudo que quisermos

    ResponderExcluir
  18. Esse projeto foi muito legal, eu adorei fazer parte da ornamentação do evento :)
    Parabéns aos professores da área de ciências humanas, por fazer agente se sentir valorizados por sermos nordestinos. :)

    ResponderExcluir
  19. Parabéns área de humanas pelas belas apresentações do "Dia do Nordestino", não só a área mas também toda a escola...

    ResponderExcluir
  20. Ótimo momento no qual foi bem inetressante e divertido no qual aprendemos muito!

    ResponderExcluir
  21. Foi ótimo, super criativo e diferente.E divertido.. merece mais projetos assim .

    ResponderExcluir
  22. Foi um momento maravilhoso! Pois além de apreciarmos a nossa cultura nordestina, vimos também os belos talentos dos alunos de nossa escola. Meus parabéns aos professores da área de Ciência Humanas. Foi muito lindo mesmo :)

    ResponderExcluir
  23. Foi muito bom poder participar desse momento,pois foi uma mistura de aprendizagem,arte e excelência.Muito obrigada por me permitirem participar desse momento maravilhoso.

    ResponderExcluir
  24. Foi um evento super maravilhoso, no qual aprendi mas sobre a nossa cultura nordestina. Parabéns aos professores da área de Ciências Humanas...

    ResponderExcluir
  25. Evento excepcional em comemoração ao nosso dia: Dia do Nordestino. Parabéns a todos que organizaram o evento, foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  26. Foi um momento maravilhoso, é sempre bom esses momentos em que podemos perceber quanto a nossa cultura nordestina é rica, e cheia de belezas..

    ResponderExcluir
  27. nao so os alunos brilham, tambem brilham os professores da EEEP Adriano Nobre

    ResponderExcluir
  28. FOI UM EVENTO QUE DISPERTA A NOSSA CURIOSIDADE SOBRE O NOSSO NORDESTE.

    ResponderExcluir

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;