26 novembro 2013

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher


“É celebrado no dia 25 de novembro o dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher. A data ficou estabelecida em razão do assassinato de mulheres, ocorrido no ano de 1960. A partir de então organizações mundiais de defesa dos direitos humanos e das mulheres aproveita a data para destacar o combate à violência contra a mulher e chamar a atenção das autoridades para a problemática.”
Em função da memória do dia de combate à violência contra a mulher propomos esta atividade para a reflexão da história e dos conflitos em torno desse grave problema social. Leia as orientações abaixo e em caso de dúvida ou dificuldade na utilização do equipamento consulte a Regente do LEI para maiores esclarecimentos. Abaixo você encontrará quatro questões, cada uma com um link específico para sua pesquisa, responda cada uma dessas perguntas no seu Caderno. A folha com as respostas deverá ser destacada e entregue ao professor de História com seu nome e número.

      1ª-  Leia a reportagem “Sociedade brasileira ainda é sexista e preconceituosa, diz Dilma” que está disponível no link http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/11/25/sociedade-brasileira-ainda-e-sexista-e-preconceituosa-diz-dilma.htm

Após a leitura da reportagem, pesquise e registre no seu caderno o significado da palavra sexismo.
Agora, explique qual a mensagem central do texto.
 Você concorda com as declarações da presidente?
Qual a importância para o Brasil de ter uma presidente mulher?
Você já assistiu na televisão ou ouviu falar sobre casos de violência contra a mulher?

     2ª-  Leia também a reportagem “25 de novembro, o dia internacional de combate à violência contra a mulher” disponível no link http://jornalggn.com.br/noticia/25-de-novembro-o-dia-internacional-de-combate-a-violencia-contra-a-mulher

Agora explique qual o papel das pessoas abaixo na luta contra a violência contra a mulher:
a)      Las Mariposas;
b)      Maria da Penha.

     3ª- Nesta questão você irá analisar a imagem que é construída sobre a mulher. Que postura elas manifestam diante dos seus maridos? Como é o seu cotidiano? Seus maridos são fiéis? As mulheres presentes na canção tem alguma semelhança com as que vivem em nossos dias?
Abaixo os links com a letra da canção e o seu vídeo no youtube. Caso seus fones de ouvido não funcionem, você poderá responder a atividade através da leitura da letra da canção, apenas.


    4ª  Espero que você tenha gostado das questões, se você já terminou a resolução das perguntas acima, procure se informar melhor sobre essa importante figura histórica cearense, Maria da Penha, assista o testemunho dela no link: 

       http://www.youtube.com/watch?v=TRSfTdaBbvs

Esta questão (4) é apenas informativa, você não precisa escrever sobre esse vídeo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;