02 dezembro 2013

Festival Roda Vida

Professor de História juntamente com os alunos dos terceiros anos da EEEP Adriano Nobre realiza Festival com canções de protesto à Ditadura Militar Brasileira


No dia 02 de dezembro de 2013 no auditório da EEEP Adriano Nobre os alunos dos 3ºs anos de Enfermagem e Redes de Computadores recriaram o ambiente dos festivais de música da rede Record de televisão dos anos 1960, interpretando obras do cancioneiro popular brasileiro que se enquadram na categoria de músicas de protesto.

As apresentações contaram com análises críticas e canto das seguintes músicas: Jorge Maravilha, Meu caro amigo, Alegria, alegria, Pra não dizer que não falei de flores, Cálice e Mosca na sopa.

Acreditamos que ao experimentar aspectos dos contextos estudados, os discentes constroem uma maior empatia e envolvimento com os conteúdos analisados, além de ampliarem sua cultura musical.

Ao relacionar passado e presente, nossos alunos puderam verificar etapas do processo de conquista da democracia brasileira, trajetória marcada por lutas, ousadia e grande criatividade.

O evento não ficou restrito aos alunos dos 3ºs anos. Logo no início do dia, antes da cerimônia de execução do hino nacional, a aluna Helaine Cristina e o professor Vicente de Paulo, interpretaram, para deleite de todos os professores e alunos, as músicas “Paralelas” e “Como nossos pais”, respectivamente. Percebemos o interesse despertado nas outras turmas sobre a atividade que seria realizada e o encantamento com gêneros musicais que não integram seu cotidiano.

O saudosismo despertado pelas marcas da época que o evento carregou, bem como a poder das críticas sociais contidas nas canções envolveu alunos e professores.

        Ao final tivemos como saldo uma bela comemoração em torno da música e de suas possibilidades de entretenimento, transformação do mundo e aprendizagem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;