19 setembro 2014

OFICINA DO PROGRAMA SPE - Álcool e outras drogas

A oficina mensal do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), ocorreu na sala do 2º ano “A” do Curso de Comércio, no dia 17 de setembro de 2014. A temática desse mês foi: Álcool e outras drogas. Esta contou com o total apoio da coordenadora Lenilda Vaz que instigou nossos alunos a serem reflexivos e participativos, trabalhando desta forma o protagonismo em nossa escola.

Em primeira instância foi apresentado a temática e o objetivo para a turma e realizada a dinâmica “Jogo do barco” como um meio de integração entre os alunos, sendo esta uma ótima experiência, despertando risos e a cooperação entre os participantes.

Dando continuidade à oficina, houve uma disputa em que a sala foi dividida em dois grupos: pares e ímpares e lhes foram apresentados placas contendo informações sobre o álcool e as drogas para que o grupo dissesse se era fato ou boato. Nesse momento, realizou-se um debate sobre o tema e a equipe que acertava pontuava. Além disso, foi comentado também sobre os vícios que rodeiam o cotidiano destes adolescentes, como por exemplo, o café e o chocolate. A aluna Maria Paula relatou uma informação que teve acesso a qual dizia que se o ser humano estudar durante vinte dias seguidos, no mesmo horário, no vigésimo segundo dia ela já terá adquirido aquele hábito, mostrando assim que é fácil se tornar dependente das ações que são realizadas diariamente.

Em seguida, a sala foi instruída para apresentar uma dramatização sobre situações do cotidiano que envolvessem o tema abordado e uma possível solução. As equipes apresentaram situações que envolviam a família e a realidade que estas enfrentam no dia a dia. As peças foram ótimas e houve uma participação completa da turma.

A oficina foi um momento maravilhoso em que houve muito aprendizado. Foi dinamizado pela professora Selma e contou também com a participação da Coordenadora Lenilda, conforme já tinha sido dito. A experiência foi tão positiva que, sem dúvida, levou a turma a ficar ansiosa pela próxima oportunidade.

Ao final, os alunos classificaram o momento em: momento épico, proveitoso, interessante, em que houve integração, prevenção e conhecimento.




Um comentário:

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;