17 setembro 2015

Café Filosófico 2015

Na manhã desta quinta feira, 17 de setembro, no auditória da escola realizou-se a sexta edição do Café Filosófico, evento idealizado pela professora Simone Forte, em parceria com alunos das turmas de terceiros anos. O tema deste ano foi Existencialismo Ateu X Existencialismo Critão. Os filósofos estudados e vivenciados foram, Paul Sartre, Martin Heidegger e Søren Kierkegaard.
O existencialismo é o conjunto de teorias formuladas no século XX, com forte influência do pensamento de Kierkegaard, que se caracterizam pela inclusão da realidade concreta do indivíduo (sua mundanidade, angústia, morte etc.) no centro da especulação filosófica, em polêmica com doutrinas racionalistas que dissolvem a subjetividade individual em sistemas conceituais abstratos e universalistas
O evento teve como protagonistas os alunos Karla Patrícia, Monalisa Sales, Leyde Dayane, Lucas Farias, Tamires Sousa, Vitória Barbosa, Gislene Vasncocelos e Raquel Mota. Durante a roda de conversa, vários contestações surgiram e nos mostraram o quão importante é ter a certeza de que o que eu, como ser pensante e responsável por minhas ações e consequências, devo ser alguém que traz bons hábitos e inspira bons exemplos, independente de crença ou religião.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;