15 junho 2012

Diversidade cultural nas aulas de Sociologia

A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe as necessidades individuais. 
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou abordagens, heterogeneidade e variedade. São diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, gastronomia e outras tradições como a organização da sociedade. 
Foi com este intuito que a professora Simone Forte realizou nas turmas de Enfermagem e Redes de Computadores do terceiro semestre, seminários de sociologia apresentados pelos próprios estudantes, que objetivaram proporcionar aos educandos a experiência de vivenciar a diversidade cultural e sensibilizá-los sobre a importância do respeito e preservação dos traços culturais que identificam cada etnia, mostrando-lhes que não existe cultura inferior ou superior, apenas diferente.
As culturas apresentadas foram: Grega, Japonesa, Egípcia, Chinesa, Marroquina, Cigana e Indiana.































Um comentário:

  1. Esse projeto que a professora Simone fez foi bastante interessante para os alunos e até mesmo para os professores, pois proporcionou muito conhecimento e instigou a criatividade de cada um dos alunos.

    ResponderExcluir

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;