05 setembro 2012

Concluída a etapa escolar da Olimpíada de Língua Portuguesa




           A Olimpíada de Língua Portuguesa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.
            Na última sexta-feira, a EEEP Adriano Nobre realizou a escolha dos textos que representarão a escola na olimpíada por meio da comissão escolar. A comissão foi coordenada pela diretora Silvandira Mesquita e composta pela mãe de um aluno, Penha Góis, a ex-aluna da escola e estudante de Letras, Railândia, e a professora de Língua Portuguesa Jordana Gomes. Após a análise cuidadosa dos textos, foi decidido que o da aluna Tauana do 2º semestre de Comércio, orientado pelas professoras Selma Carneiro e Marilene Magalhães, representará a escola no gênero crônica e o do aluno Francimário do 6º semestre de Informática, orientado pela professora Jordana Gomes, no gênero artigo de opinião.
            Embora não haja premiação estabelecida pelo concurso para a etapa municipal, a escola não poderia deixar de reconhecer o desempenho desses estudantes, por isso prestou uma singela homenagem aos dois jovens na segunda-feira.
É importante ressaltar que a escolha do texto é apenas uma das etapas de um longo trabalho. De maio a agosto de 2012, foram realizadas oficinas para que os alunos pudessem conhecer o gênero e adquirir conhecimentos para construir o seu texto. As professoras de Língua Portuguesa destacaram que as oficinas são muito bem direcionadas, promoveram a aquisição de habilidades de escrita de forma muito significativa e propiciaram dinamismo às aulas. Além disso, ressaltaram a importância do tema “O lugar onde vivo” para promover um olhar mais crítico acerca da realidade do aluno.
            Os textos foram enviados para a Secretaria de Educação do município, e a escola está na torcida para que os textos selecionados cheguem até a última etapa da olimpíada.





Um comentário:

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;